Paulo Roberto YOGA

O QUE É O HATHA YOGA - BENEFÍCIOS - ASANAS - FINALIDADE

“O corpo é o meu templo e o asana é minha oração “ B. K.S. Iyengar.

O que é o Hatha Yoga?

Medicina sem remédios, cirurgia sem instrumentos, terapia na qual vc é o terapeuta. A prática do Hatha Yoga é o caminho para a saúde perfeita em que o corpo não tem idade e a mente se torna sem fronteiras de forma simples e completamente pratico. A prática do Hatha Yoga faz vc ser o vetor de sua própria liberdade, através de ações que vão levar a saúde plena.

A vida não chega de forma ordenada, ela vem de todas as direções por isso precisamos liberdade de movimento, o que cria escolhas livres.

Para o Hatha Yoga o indivíduo é um sistema integrado, todos os corpos se conectam, por exemplo: não apoiar o peso do corpo sobre a planta dos pés corretamente podem causar problemas na coluna vertebral, joelhos, quadril, tornozelo e também desequilibrar o sistema energético e aumentar as flutuações mentais. Repare que algumas pessoas pisam com mais intensidade na ponta dos pés o que na maioria dos casos tem uma correspondência com ansiedade e uma personalidade rajasica pois estão sempre prontos para agir de forma intempestiva, outros hesitam em suas decisões e tem uso inadequado das bordas internas e externas dos pés, mesmo quando estão parados dão a impressão de estarem dançando pois se movimentam lateralmente por último aqueles que pisam forte com o calcanhar quase furando o chão apresentando uma tendência a serem um pouco agressivos ou dominadores. Uma maneira de auto conhecimento é se manter com os olhos fechados em Tadasana e checar como vc está nesse momento, tente avaliar ao longo de sua prática qual a predominância de sua pisada. Apenas com a atenção plena vc pode determinar como anda o seu inconsciente e gerar equilíbrio em suas ações. Escute o seu corpo ele pode lhe dar informações preciosas sobre como anda o seu fluxo mental.

A través da pratica do Haha Yoga se começa a perceber a simplificação extrema da vida, a calma e a serenidade através da posição corporal estável e da respiração ritmada, lenta e profunda. Simplesmente dessa forma podemos realmente alcançar a unidade, fazendo uso de asanas e do controle da respiração alcançamos o equilíbrio físico e mental. O que vc está esperando? O bem estar é mais simples do que vc imagina!.

Aqueles que forjam o seu corpo no fogo do Hatha Yoga não conhecem as doenças ou o envelhecimento Hatha Yoga Pradipika clássico livro escrito por Svatmarama.

Quais são os beneficios do Haha Yoga?

A prática do Hatha Yoga nos leva do intelecto para a intuição, da cabeça para o coração. Deixar de tentar entender o mundo, pessoas e as coisas e começar a sentir verdadeiramente.

Através da pratica do Hatha yoga podemos alcançar o controle psicossomático e lidar melhor com nossas emoções, desejos, ansiedades, sentimentos de culpa ou ressentimento e até mesmo agressividade e medo. Sabemos que em nosso cérebro os responsáveis por todo esse complexo sistema são principalmente o córtex pré-frontal, ínsula e amígdala, os asanas, a respiração consciente e especialmente a Meditação estimulam essas estruturas de forma em que quando confrontadas com o ambiente externo fiquem menos reativas e intempestivas possibilitando a harmonia e relaxamento mental.

A pratica de asanas traz a inteligência para a superfície do corpo celular por meio do alongamento; ao mantermos a postura, ela atinge o corpo fisiológico. Uma vez desperto, o corpo pode revelar seu aspecto dinâmico, sua capacidade de discernir. Aqui o corpo fornece a verdade factual subjetiva, enquanto a mente gera ideias imaginativas.

O que são as asanas?

Yoga -sutra ll, 46 define o asana como Sthira -Sukhasam ‘estável e agradável. Patanjali afirmou que as posturas dão uma firme estabilidade ao corpo e ao mesmo tempo reduzem o esforço físico ao mínimo, diminuindo a sensação de fadiga e permitindo dessa forma que a atenção se ocupe exclusivamente da parte fluida da consciência, criando a “mente transformada em infinito “ ou seja a supressão total da atenção á presença do próprio corpo.

As posturas invertidas exercem um grande fascínio entre todos os alunos, algumas escolas afirmam ser #sirshasana outras #sarvangasana as mais importantes, além dos benefícios fisiológicos o controle psicossomático talvez seja a grande conquista. Bom afirmar que não existe #asana mais importante do que o outro na prática do #hathayoga e sim o que vale, é como vc faz e qual a sua verdadeira intenção.

O que é Ser um Yogi?

Ser um Yogi significa dentro e fora do tapete, manter uma boa postura quando estivermos no trabalho ou em casa na frente do computador é essencial para conquistar a saúde perfeita. Sentar como em #dandasana coluna retificada ombros expandidos, pés apoiados totalmente no chão , joelhos corretamente flexionados também faz parte do Hatha Yoga. Manter a consciência plena em todos os momentos da sua vida vai ser a sua grande conquista.

A importancia da coluna vertebral no Hatha Yoga

A coluna vertebral em equilíbrio representa muito mais do que a sustentabilidade do seu corpo físico, prevenção de doenças ortopédicas ou aspecto de boa postura. Para o Hatha Yoga ela possibilita o trânsito do prana ou seja a energia vital, através da Sushuma ou Nadis central e a harmonia de Ida e Pingala, gerando saúde física e mental sem falar nos aspectos da Kundalini a “serpente de fogo “ não é por acaso que o símbolo da medicina ser o Bastão de Asclépio.

Quanto maior a flexibilidade da coluna vertebral menor serão os bloqueios e resistências a passagem de energia pela sushuma, que fica situada no interior do forame vertebral, criando um estímulo e equilíbrio homogêneo aos Chakras.

Quanto maior a flexibilidade da sua coluna, menor resistência à mudança dos seus comportamentos e hábitos mentais. Corpo flexível mente flexível.

O que é Vinyasa Krama?

Vinyasa Krama são posturas que se conectam como um fluxo em sintonia com a respiração, gerando uma energia harmoniosa tal qual o balanço das folhas de uma árvore movidas pelos ventos ou o nascer e o por do sol.

O que é a mobilidade articular?

A mobilidade articular é tão importante quanto a flexibilidade e o alongamento muscular, tanto para yogis e especialmente aos sedentários, podemos notar que com o passar dos anos acontece uma progressiva rigidez nas articulações o que gera inúmeras doenças no corpo físico, energético e mental. Mobilidade articular promove saúde e estimula os Chakras através do Yoga Sinergia, nessa prática estamos libertando os ombros e existe uma sequência do movimento sinérgico para as demais partes do corpo.

Hatha yoga flow para gestantes

Durante a gravidez existem inúmeras mudanças, o que gera a necessidade de cuidados especiais. O quadril precisa de um trabalho específico para que sua mobilidade não seja prejudicada durante a gravidez e especialmente na hora do parto.

Postura do Cachorro

A clássica postura do cachorro comum a tantos estilos de Hatha Yoga pode ter muitas variações, por exemplo, eleve os dedos das mãos depois os dedos dos pés e por último todos os dedos juntos, experimente é uma maneira de aprofundar ainda mais sua prática.

Em certos dias o corpo está um pouco mais rígido mesmo depois da realização de aquecimento e relaxamento, eis uma maneira de entrar na postura do cachorro gradativamente. Inicialmente com os dois joelhos semi flexionados, depois alternadamente e por último a postura final,.

#badhapadmasana

Postura descrita no livro “Hatha Pradipika” que significa literalmente a pequena lâmpada do Hatha Yoga, escrito por Svatmarana um dos mais importantes e clássicos textos sobre o tema fonte de inspiração para todos aqueles que seguem o caminho do Yoga.

#purvottanasana

Para um iniciante na prática do Hatha Yoga, #purvottanasana pode ser o início de um processo de expansão total, perceba a importância das posturas de extensão da coluna vertebral pois vivemos em grande parte sentados seja no trabalho, em casa ou mesmo no lazer. Conclusão um corpo que não se abre gerando dores principalmente na região lombar entre outras síndromes.

#bujhangasana

A postura da cobra ou #bujhangasanavariation com os braços e as mãos em forma de diamante são um recurso para combater o mal do século, a má postura devido ao uso errado e abusivo do #smartphone. Importante notar que a execução tem que ser atenta para que os benefícios físicos e energéticos sejam alcançados.

#childpose

Relaxamento físico e mental #childpose, uma postura de absoluta entrega, aceitação um momento de rendição total em que pensamentos, emoções e desejos deixam de existir.
Experimente é muito simples de fazer e não conheço ninguém que não sinta uma profunda sensação de calma e tranquilidade após a sua realização. A redução e reeducação dos sentidos “Pratyahara “ elimina flutuações mentais e traz uma enorme paz interior.

#postura do gato

Na coluna vertebral passam estruturas que comandam inúmeras funções vitais do corpo humano, respiração, movimento corporal e até mesmo a função sexual, sendo assim rigidez e a falta de alinhamento vertebral geram além dos problemas ortopédicos outras síndromes, a mobilidade articular e a flexibilidade dos músculos para-vertebrais são indispensáveis para a saúde física, mental e energética do indivíduo, na postura do gato a inspiração na extensão da coluna e da expiração na flexão geramos um verdadeiro elixir prevenindo o surgimento de doenças e promovendo saúde.

Surya Namaskara: saudação ao sol.

Em sânscrito o nome Surya se refere ao sol e namaskara significa saudação. Em yoga o sol é representado por pingala o Surya nadi, o canal pranico que carrega a energia vital.
A prática regular de saudação ao sol permite balancear a energia dos níveis físico e mental, além de gerar prana, a sútil energia que ativa o corpo físico.

#tadasana

A postura da montanha ou #tadasana significa estabilidade e energia com confiança. Mantenha os pés completamente apoiados com firmeza no solo, primeiro sinta os calcanhares e todo o pé, ative as coxas e a parte baixa do ventre, coluna reta, ombros expandidos, braços estendidos sem tensão e olhar focado. Fique na postura por 10mn e tenho certeza que a preguiça, desânimo e o cansaço mental vão desaparecer.


O hatha Yoga e esportes: esqui, kitesurf, tenis, ciclismo

Os #esquiadores, #kitesurfistas , #tenistas fazem uso do #hathayoga para restaurar energia, prevenir lesões e promover saúde para a prática esportiva, com o auxílio da #kurunta você pode conquistar os benefícios das invertidas sem nenhum risco para a sua sensível #cervical. Essa é uma maneira muito indicada para quem tem alguma contraindicação e quer alcançar a tão desejada #headstand, de esta forma, não existe nenhuma tipo de pressão no alto da cabeça e consequentemente sem pressão na região do pescoço.


O psoas é o músculo mais profundo e estabilizador do corpo humano, responsável pela ligação entre a coluna vertebral e os membros inferiores nos mantém de pé, é suporte para os órgãos abdominais além de manter uma boa postura quando em ideal condição biomecânica. Tenho alunos que em sua prática necessita de uma atenção especial, pois devido aos intensos treinamentos para o ciclismo de rua tem uma maior probabilidade de encurtar o músculo da alma , ou seja por ser composto de tecido bio -inteligente também é o principal mensageiro do sistema nervoso central, daí ser considerado o porta vos das nossas emoções.



Para conquistar o equilíbrio primeiro temos de lidar com a incerteza, pois tudo muda o tempo todo, amanhã as mudanças podem acontecer mesmo não fazendo nada para que ocorram, essa é a realidade porém nos mantém vivos, atentos e confiantes. O caminho é encontrar o eixo e a estabilidade sem esforço apenas em sintonia com o fluxo.

A habilidade de se movimentar em qualquer direção é essencial .

Persistência significa quando mesmo não obtendo o resultado esperado continuamos firmes no propósito da ação


A saúde física e mental revela nossos pensamentos, emoções e sentimentos somos frutos das nossa intenções, acredite alcançar a saúde perfeita depois estabeleça uma estratégia ou ação e sem titubear siga em frente.

Quando estamos no fluxo entramos em um momento extraordinário na qual tudo é harmonia, se encaixando em uma ordem em que não existe esforço desnecessário . Surge uma energia quântica criando uma dimensão em que as flutuações mentais desaparecem deixando surgir apenas a felicidade.


Qualquer dúvida e maiores informações, deixe seu comentario embaixo que eu respondo em breve.

Obrigado Namaste
Hari Om

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PERGUNTAS E RESPOSTAS

Obrigada mestre querido! Você me ensinou a entender a importância da disciplina da prática e isso mudou a minha vida, de verdade!

O mérito todo é Seu, sua prática constante e disciplina pois oriento sua prática apenas 1 x na semana e nos últimos 3 meses você na sua yoga Shala sozinha com tapas traçou o seu caminho Hari Om
Sou fissurada nessas posturas, encantador parabéns. Vou tentar

mariaceliab01

Muita admiração por você! Ainda vou praticar contigo!

angelicakuka

Desejo que ela prossiga na jornada, com muita saúde e contentamento , inspirada por um Mestre dedicado e carinhoso. Hari Om

jucyrabeatriz

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